Oradores
Dr. Manuel Sant'Ana
Manuel Magalhães Sant’Ana é especialista em Bem-Estar Animal pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento e investigador em ética e deontologia veterinárias pelo CIISA, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa.
Pela Universidade do Porto concluiu licenciatura em medicina veterinária (2001), mestrado em bioética (2008) e doutoramento no ensino da ética veterinária (2014).
Fez parte do grupo de trabalho FVE/EAEVE que desenvolveu as competências de Dia 1 para o ensino do bem-estar animal em medicina veterinária na Europa (2012-13). Foi Newman Fellow in Veterinary Ethics, pela Escola de Medicina Veterinária, University College Dublin, Irlanda (2014-15).
É actualmente Vice-Presidente do Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários e responsável pelo projecto de investigação VÉTICA-2022 – uma abordagem estruturada para descrever e abordar os desafios éticos da profissão veterinária em Portugal (SFRH/BPD/117693/2016).
Maria Jorge Antunes Correia tirou a licenciatura em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1994, e uma Pós-Graduação em Etologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, concluída em 2001
É chefe da Divisão de Bem Estar Animal, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, com competências nas áreas da Proteção dos animais nos locais de criação, transporte, abate e Proteção dos Animais de companhia, animais exóticos e animais utilizados para fins experimentais.
Ponto Focal da OIE para o Bem-Estar Animal e Ponto de Contato para o Regulamento 1/2005, de 22/12/2004- responsável pela Área de Bem-Estar Animal em transporte.
É membro da Plataforma Europeia para o Bem-Estar Animal. Participa em reuniões organizadas pela Comissão Europeia para definição da legislação comunitária na área da Proteção Animal. É também responsável pela coordenação da implementação a nível nacional da legislação na área de Bem Estar Animal (Legislação Comunitária e nacional)
Dra. Maria Jorge Correia
Dra. Sónia Saraiva
Sónia Saraiva é licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2005, Mestre em Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar (M-TCSA) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2009 e Pós-graduada em Comportamento e Bem-estar Animal pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 2011, com o projeto final intitulado “Avaliação em Matadouros de Aves das condições de Bem-estar nas Explorações e no Período Pré-Abate”.
Frequenta o curso de Doutoramento em Ciências Veterinárias na UTAD, ramo de Segurança Alimentar, onde desenvolve um estudo sobre “Indicadores de Bem-estar Animal em Aves”.
Exerceu funções de Inspeção Sanitária em Matadouros de Aves na Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro (DSAVRC) de 2008 a 2014. Presentemente exerce a sua atividade profissional como técnica superior na Divisão de Alimentação Animal (DAA), da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Tem como principais interesses de investigação as condições de bem-estar de animais de produção nas explorações, no transporte e no abate.
Conceição Blasques, médica veterinária, começou a sua actividade profissional em 1985 em organismos do Estado, nomeadamente na região Norte - Porto e Lisboa, desenvolvendo trabalho em áreas tão díspares como rede de leilões de gado, licenciamento de estruturas - matadouros, alimentação animal, formação e desde 2000 na área do Bem-Estar Animal, especificamente no âmbito da protecção dos animais na occisão, protecção dos suínos nos locais de criação e Colecções Zoológicas.
Tem uma pós-graduação em “Formação de Formadores no âmbito da protecção dos animais no abate e occisão” e fez o curso de Bem-estar Animal do ISPA.
Dra. Conceição Blasques
Dr. Jorge Moreira
Médico-Veterinário desde 1989 e delegado técnico tauromáquico desde 1998. Cerca de 2800 inspeccionados em vida.
Representante da AMVAT ( Associação de Médicos Veterinários com Actividade Taurina ) no Conselho Nacional de Tauromaquia.
É docente na Disciplina de Toiro Bravo na FMV -UL e autor de vários trabalhos sobre o toiro bravo.
Manuel Luis Tibério é Doutor em Ciências Agro Sociais e Mestre em Extensão e Desenvolvimento Rural pela UTAD. É investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), onde lidera a Linha de Investigação Sistemas agroalimentares, Floresta e Sustentabilidade em áreas rurais. No âmbito desta linha tem desenvolvido projetos de investigação e investigação-ação relacionados com a temática da valorização dos produtos agroalimentares locais e seu impacto no desenvolvimento dos territórios rurais.
É Professor Auxiliar da UTAD desde 2005; foi Diretor do Departamento de Economia Sociologia e Gestão de 2013 a 2017; é Diretor Adjunto do CETRAD desde 2017; é Presidente da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) da UTAD desde 2017.
Prof. Manuel Luís Tibério
Comissão Científica
Prof ª. Alexandra Esteves
Alexandra Sofia Miguéns Fidalgo Esteves é Professora Auxiliar com Agregação, do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.
Professor Externo da Facultad de Veterinaria (Departamento de Higiene y Tecnologia de los Alimentos), Universidade de León, Espanha.
Responsável pelas regências de várias Unidades curriculares onde se destaca a de Inspeção Higio-Sanitária do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e Segurança e Qualidade Alimentar da Licenciatura em Ciência Alimentar.
Tem desenvolvido a sua carreira de investigação na área da Qualidade e Segurança Alimentar.
Madalena Vieira-Pinto é licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1993, concluiu, em Julho de 1999, o curso de Mestrado em Produção Animal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, em Julho de 2006, as provas de Doutoramento. Desde 1998 é docente na área Inspecção Sanitária e Segurança Alimentar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, colaborando como docente destas áreas temáticas em diversos mestrados. Colabora com outras instituições em áreas relativas à inspecção de caça e zoonoses. É responsável Científica pelo Curso de Formação Certificado “Exame Inicial de Caça Abatida em Zonas de Caça”. Desenvolve a sua actividade de investigação, sobretudo em suínos e caça, nos domínios da Inspecção Sanitária, Zoonoses e Segurança Alimentar. Neste âmbito, tem publicado diversos artigos internacionais e nacionais em revistas, livros, participa em diversas reuniões científicas como oradora, é membro de projectos europeus, e orienta diversas teses de mestrado e doutoramento. Presentemente, ocupa o cargo de Vice Diretora do Centro de Ciência Animal e Veterinária da UTAD. É responsável por diversos protocolos que têm como objectivo a colaboração em trabalhos de promoção, desenvolvimento e formação no domínio da higiene e segurança alimentar.
Prof ª. Madalena Vieira-Pinto
Cristina Maria Teixeira Saraiva é licenciada em Medicina Veterinária (1994) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e doutorada em Ciências Veterinárias (2008) pela mesma Universidade. Professora auxiliar no Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD, exerce atividade docente nas Unidades Curriculares de Inspeção Higio-Sanitária I e II do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária; Perigos Biológicos e Químicos em Alimentos de Origem Animal do 3º Ciclo em Ciências Veterinárias; Perigos Biológicos e Químicos em Alimentos, Segurança Alimentar no Abate e Desmancha de Carcaças e de Segurança Alimentar na Restauração, Distribuição e Catering do Mestrado em Engenharia Alimentar.
Tem desenvolvido investigação na área da Qualidade e Segurança Alimentar, com vários trabalhos publicados, em particular artigos em revistas indexadas no âmbito da aplicação de novas estratégias de embalagem na predição de shelf-life e segurança dos alimentos, e da aplicação de métodos espetroscópicos e de microbiologia preditiva na análise de géneros alimentícios.
Atualmente é Diretora do Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD e Expert pela European Association of Establishments for Veterinary Education para a área da “Food Safety and Quality”.
Prof ª. Cristina Saraiva
Maria da Conceição Medeiros de Castro Fontes licenciou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1997, e concluiu o doutoramento em Ciências Veterinárias pela mesma Universidade em 2010.
É Professora auxiliar no Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD, exercendo atividade docente nas Unidades Curriculares (UC) de Inspeção Higio-Sanitária I e II, Introdução à qualidade e Segurança Alimentar e Legislação e Regulamentação Veterinária do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Colabora na docência das UC de Perigos Biológicos e Químicos em Alimentos e Segurança Alimentar no Abate e Desmancha de Carcaças e Pescado, do Mestrado em Engenharia Alimentar. Tem desenvolvido a sua investigação na área da Qualidade e Segurança Alimentar.
Atualmente é Diretora do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da UTAD, Vice Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias e Vice Diretora do laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar dos produtos de Origem Animal.