top of page

ORADORES

Formou-se em 1982, acabou o seu PhD em fisiologia e morfologia em 1991 e tornou-se professor associado em 1998. Desde 2002, é professor na Universidade de Veterinária e Ciências Farmacêuticas de Brno (República Checa) e desde 2015 é também professor adjunto no Departamento de Ciência Clínica Veterinária da Universidade de Purdue, IN, EUA.
Como fundador da especialidade de medicina em répteis, na Clínica de Medicina de Répteis, Aves e Peixes, Knotek esteve encarregue da Unidade para Répteis e Aves de Companhia na Universidade de Medicina Veterinária de Viena (2010-2013). O seu interesse atual envolve medicina e cirurgia em répteis, pequenos mamíferos e aves.
É o dirigente da Clínica Animal de Aves e Exóticos na Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de Veterinária e Ciências Farmacêuticas de Brno, República Checa. É membro fundador e diplomata do Colégio Europeu de Medicina Zoológica (herpetologia), membro da ARAV, foi presidente da Associação Europeia de Veterinários Zoológicos e de Vida Selvagem (CAZWV). Supervisiona cursos de treino internacionais para medicina animal: Summer School for Exotic Medicina and Surgery (desde 2004) e cursos da ESAVS – Exotic Pets Medicine and Surgery I, II, III (desde 2005). Como professor visitante, fez atividades de leccionamento relativamente a répteis em outras universidades da Europa, EUA e Ásia.

Dr. Zdenek Knotek

Formou-se em 2002 na Universidade de Veterinária e Ciências Farmacêuticas de Brno, República Checa, onde trabalha como professor associado na Clínica Animal de Aves e Exóticos. É também professor adjunto na Universidade de Purdue, EUA. Fez o seu PhD em odontologia de pequenos mamíferos, em 2006.

Tem praticado medicina exclusivamente em animais exóticos, e, desde 2009, é reconhecido como Especialista Europeu em Medicina Zoológica (Medicina e Cirurgia de Pequenos Mamíferos).

Tem palestrado extensivamente pela Europa e EUA e já publicou mais de 350 artigos em revistas regionais e internacionais. É co-autor do BSAVA Manual of Rodents and Ferrets, 2ª ed; BSAVA Manual of Rabbit Imaging, Surgery and Dentistry, Clinical Toxicology e outros. Foi editor da Veterinary Clinics of North America: Exotic Animal Practice issue - Reproduction. Também realiza por todo mundo palestras e workshops práticos de medicina e cirurgia em pequenos mamíferos.

Dr. Vladimir Jekl

vladimir jekl

É Cientista Veterinária especializada em doenças infecciosas de aves selvagens, importantes para a conservação e na interface entre a vida selvagem, doméstica e o ser Humano. 
Após completar o mestrado em Veterinária na Faculdade de Hannover em 1995, trabalhou sete anos em reabilitação de vida selvagem e diagnóstico forense post-mortem de vida selvagem em Espanha. Completou o PhD em doenças virais em aves de rapina espanholas na Universidade de Giessen na Alemanha, em 2002. Depois de um pós-doutoramento em tuberculose no javali, juntou-se ao National Research Institute on Game Biology (Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos), na Universidade de Castilha – La Mancha.
No IREC é responsável pela área de doenças e patologias de aves. O seu principal interesse são doenças como a Influenza Aviária, Febre do Nilo Ocidental e enterobactérias patogénicas, mas também doenças relevantes para a conservação, como a Tricomoníase aviária. Desde 2011 que grande parte da sua investigação recaí sobre as cegonhas brancas, os seus hábitos migratórios e o seu estado de saúde, mas também sobre espécies ameaçadas como o Abutre-barbudo, o Milhafre-real e a Águia-imperial-ibérica.

Dra. Ursula Höfle

ursula hofle

É formado em Medicina Veterinária e Mestre em Gestão do Meio Ambiente. Atualmente trabalha como Professor Titular na Universidade de Santiago de Compostela, sendo Docente de Clínica Médica (Medicina Interna Veterinária), sendo também Professor vinculado no Hospital Universitário Veterinário Rof Codina. É ainda Coordenador e Investigador Principal no Grupo de Investigação GI 1706 (USC). As suas principais linhas de investigação centram-se no Metabolismo de Bovinos e em Medicina e Sanidade de espécies silvestres, especialmente as cinegéticas.

É autor de livros e capítulos em livros, artigos científicos e comunicações em congressos. Entre eles, destacam-se a “Realização de um estudo sobre corços na Galiza”. “O Corço: aspetos biológicos e aproveitamento cinegético” ISBN: 1397884-692-5910-8. Santiago de Compostela; Realizou outros trabalhos relacionados com a fauna silvestre, incluindo a “Incidência de Cephenemyia stimulator na população de corços na Galiza” e “O parasita do nariz e garganta do corço (Cephenemyia stimulator)” Monográfico. Depósito legar C352-2013. Santiago de Compostela.

Por fim, participa em projetos relacionados com este mesmo parasita, que contribuem para o seu controlo.

Dr. Luis Fidalgo

luis fidalgo
bottom of page