ORADORES
Giovanni, especialista em bovinos, trabalha para uma companhia privada, a BOVINEVET.
Desde 1993 tem trabalhado com ultrassonografia em gado bovino, tentando incorporar este método no maneio de rebanho.
A área de interesse de Dr. Gnemmi é o maneio reprodutivo (diagnóstico por ultrassom de morte embrionária, a dinâmica folicular, a sincronização de ovulações e ultrassonografia uterina), medicina preventiva e educação contínua a trabalhadores na área dos lacticínios e a veterinários. Nestas áreas de especialização, desenvolveu uma experiência internacional, quer como consultor a gestores de rebanho, como também como instrutor em mais de 250 formações no mundo.
É autor de dois atlas de ultrassonografia em reprodução bovina (Le Point Veterinaire 2004, MEDCOM 2010 French version, Blackwell 2011 English version), tem inúmeras publicações em revistas especializadas e já apresentou aproximadamente 180 palestras através de convites em encontros nacionais e internacionais.
Dr. Giovanni Gnemmi
Licenciou-se em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (1977-1982) e obteve o grau de Doutor em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Medicina Veterinária (2007) da mesma Universidade.
Iniciou em 1983 a sua actividade profissional na Estação Nacional de Selecção e Reprodução Animal (Venda Nova, Amadora), onde foi responsável pelo Banco Nacional de Sémene Touril, pelo Centro de Inseminação Artificial, pelo Centro de Transferência de Embriões, pelo Serviço de Ginecologia e Andrologia, pelo Sector da Formação Profissional e pela Vacaria e Ovil.
Presta serviço desde 2007 na Secção de Reprodução e Obstetrícia da FMV-ULisboa, onde também colabora nas Disciplinas de Patologia e Clínica das Doenças Infecciosas e Produção Animal em Ambiente Tropical.
Colabora desde 1996 com o Jardim Zoológico de Lisboa em intervenções no âmbito da Reprodução.
É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias e da Sociedade Portuguesa de Reprodução Animal.
É revisor de revistas científicas nacionais e internacionais.
Foi membro do grupo de trabalho para a elaboração de Legislação Comunitária relativa a sémen e embriões de bovinos, da Comissão Europeia (1992-1993).
Participou no grupo de trabalho da Comissão de Selecção de Jovens Reprodutores da Raça Bovina Frísia em representação da D.G.V. (1996-2007) e no grupo de trabalho da Comissão Técnica Especializada para a Área Agro-Alimentar, no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional, para a definição do Perfil do Agente de I.A. em Bovinos, das Normas de Certificação e do Programa do Curso (1998). Foi Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Reprodução Animal (1999-2005).
Frequentou mais de 10 estágios/cursos, em diversas áreas da Reprodução Animal. Coordenou e ministrou mais de 80 Acções de Formação Profissional no âmbito da Reprodução de Ruminantes e Suínos e participou como orador em diversos Congressos, Simpósios, Jornadas e outras reuniões científicas, com mais de 35 Palestras Principais Convidadas, Comunicações Livres e Posters.
Orientou mais de 80 estágios intercalares, profissionais e curriculares (bacharelato, licenciatura e mestrado).
Publicou cerca de 20 trabalhos em actas de reuniões científicas, 8 artigos em revistas de divulgação técnica e mais de 20 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.
Foi responsável pelo delineamento e execução do Projecto Experimental de Transferência de Embriões Sexados e Congelados e do Projecto OMTE Juvenil, de bovinos da raça Frísia, nas ilhas do grupo central do arquipélago, em colaboração com o Governo Regional dos Açores (2007-2013).
Dr. João Nestor
Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária, iniciou a sua vida profissional em 1983 como patologista no Lab. Nac. de Investigação Veterinária, em Benfica. Trabalhou 22 anos na Cargill Portugal onde exerceu diferentes funções, nomeadamente a assistência técnica a clientes, a formulação e o controlo de qualidade. Durante 15 anos foi responsável pelo desenvolvimento do negócio dos Ruminantes de Leite.
Presentemente exerce a sua actividade como Consultor Independente quer prestando serviços de desenvolvimento de produto para empresas de alimentação humana e animal quer na área da Medicina Produtiva, focada na optimização nutricional e económica da alimentação dos ruminantes e no estudo de soluções rentáveis para a produção saudável e sustentável do leite.
Dr. José Caiado
John Mee é o Diretor Cientista Veterinário de Pesquisa no Irish National Dairy Research Centre. É um especialista registado Nacional e Europeu em gestão de saúde bovina.
John tem mais de 30 anos de experiência como líder em projetos de pesquisa de teriogenologia e saúde/bem-estar animal. Trabalhou na Irlanda, Austrália e Nova Zelândia e em práticas veterinárias públicas e privadas. O seu trabalho de pesquisa tem incluído fertilidade de efetivos leiteiros, bem-estar de vacas leiteiras, saúde de vitelos leiteiros, vigilância de saúde animal, status de micronutrientes, anormalidades congénitas, biossegurança, doenças infeciosas, ectoparasitas, saúde de efetivos de carne e comportamento em ovelhas e cordeiros e mortalidade.
Atualmente colabora em projetos de pesquisa na Austrália, Bélgica, Hungria, Polónia, Escócia e Suíça. A sua pesquisa foi publicada em mais de 100 publicações e capítulos literários. Supervisionou e examinou numerosos alunos de PhD. Em adição a dar aulas em universidades na Irlanda, Hungria e Reino Unido, já fez apresentações vencedoras de prémios em conferências, workshops e demonstrações práticas por convite em mais de 25 países, incluindo numerosos congressos mundiais. É membro da Mesa Editorial de cinco jornais científicos incluindo Animal Reproduction Science e Reproduction in Domestic Animals. Foi organizador do Congresso Mundial de Buiatria que ocorreu recentemente em Dublin.
A vida é mais do que trabalho – John disfruta correr, ciclismo e surf mais do que trabalho!
Dr. John Mee
Pedro Meireles graduou-se em Medicina Veterinária em 2001 pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
Juntou-se à SVA (Serviços Veterinários Associados), empresa onde permanece associado e mantém a sua atividade profissional enquanto médico veterinário dedicado ao apoio técnico de explorações leiteiras de bovinos. É, desde 2001, membro do Corpo Clínico Externo do ICBAS para a disciplina de Medicina e Cirurgia de Espécies Pecuárias. Esta parceria foi alargada em 2008 para a disciplina de Teriogenologia Veterinária, sendo atualmente Professor Convidado do ICBAS, UP. Em 2006-2007 realizou um programa de Gestão e Administração de Empresas, o MBA Executivo pela Porto Business School (PBS, UP). Em 2009 iniciou a Representação e Distribuição Comercial da Escocesa BCF Technology e dos seus equipamentos de ecografia veterinária.
Desde 2010 dedica tempo a ações de formação em ecografia para colegas e escolas, sendo adicionalmente formador internacional da BCF Technology para países terceiros.
Recentemente, Pedro Meireles, recebeu o Prémio de Veterinário do Ano na categoria “Animais de Produção”, conferido pela revista Veterinária Atual e o pelo IFE (International Faculty for Executives).
Dr. Pedro Meireles
Licenciou-se em Veterinária pela Universidade de León entre 1995-2001 nas especialidades de Medicina-Sanidade Animal e Produção Animal e Economia. Em 2006 completou a pós-graduação em Veterinária pela Universidade de León, com a tese intitulada: “Fatores que influenciam o crescimento de borregos da raça Churra”. Realizou depois o doutoramento em “Produção e Sanidade Ovina”.
Desde 2001 até agosto de 2013 cumpriu as funções de Técnico Veterinário na ANCHE (Associação Nacional de Ovinos da Raça Churra), realizando diferentes tarefas em relação ao livro genealógico e melhoramento genético da raça Churra. Desde setembro de 2013 que desenvolve atividade como técnico de campo de pequenos ruminantes na MSD Animal Health em Espanha.
Dr. Jorge Gutiérrez
Licenciado e Mestre em Medicina Veterinária pela UTAD, tendo também tirado o Doutoramento em Ciências Veterinárias, no ramo sanidade Animal, na mesma univerisdade. Fez a Pós-Graduação em Segurança Alimentar (ESB-UCP) e em Produção Animal (FMV-UTL).
Título (académico) de Especialista pelos IPB, IPV e IPCB na área de Ciências Veterinárias.
É Professor Adjunto da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e membro do Centro de Investigação de Montanha (CIMO). É também Diretor de Curso de Enfermagem Veterinária (ESA-IPB).
Participa como formador e consultor em projetos de apoio agro-pecuário na Guiné Bissau e é Clínico de Espécies Pecuárias com especial interesse pela área dos Pequenos Ruminantes.
Dr. Hélder Quintas
Tirou a licenciatura em Engenharia Zootécnica na UTAD em 1989. Tornou-se Master of Science en Producción Animal pelo CIHEAM-IAMZ (Centro Internacional de Altos Estudos Agronómicos Mediterrâneos - Instituto Agronómico Mediterrânico de Zaragoza, Espanha) em 1994. Doutor em Ciência Animal pela UTAD em 2004.
É Professor Coordenador no IPB-ESA (Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária).
A sua principal área de trabalho é em Reprodução Animal, particularmente em Pequenos Ruminantes.