top of page

   A equipa conjunta da Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da UTAD (Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro), Associação Portuguesa de Biodiversidade e Cinegética, Hospital Veterinário da UTAD, Asociación de Tramperos Española (ATE) e o Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, organizarão nos dias 24 e 25 de setembro de 2016 um evento com o título “III Curso Técnico de Captura - Animais vadios ou errantes”.

​

   Como resultado da colaboração entre a UTAD e a ATE, esta última trouxe até nós a prática de capturas desenvolvida em Espanha onde foi sentida a necessidade de evoluir neste capitulo através do uso de armadilhas homologadas que respeitam dois pontos-chave, seletividade para as espécies alvo e bem estar animal. A par do uso de armadilhas homologadas a atividade de armadilhagem em Espanha tem de ser desenvolvida apenas por pessoas com formação específica de forma a garantir o comprimento das melhores práticas nesta área. Pensamos que esta será a tendência futura também em Portugal.

​

   Com o objetivo de disponibilizar estas ferramentas em Portugal pela primeira vez foi realizado o “I Curso Técnico de Capturas” em Outubro de 2015, onde constatámos a apetência por este tema por parte de dois grupos profissionais, os médicos-veterinários municipais e os profissionais ligados à gestão cinegética. Assim, traçamos como estratégia realizar de imediato mais dois cursos adaptados às duas realidades onde será dada formação técnica de capturas e onde no fim será debatido, entre formandos, organizações profissionais e autoridades ligadas a cada área, o interesse em tornar mais regular este tipo de formação e de eventualmente vir a ser regulamentada.

Este terceiro curso será mais vocacionado para a área de animais vadios ou errantes, nomeadamente cão, gato e novas espécies exóticas invasoras, e a intervenção do médico veterinário municipal e das suas equipas. Como pode ser constado pela leitura do programa em anexo serão abordados temas mais gerais e específicos da captura, não só pelo óbvio uso das armadilhas, mas toda uma série de assuntos essenciais a ela ligados, desde o rastreio até à foto-armadilhagem.

​

A totalidade do curso será nas imediações do Hospital Veterinário da UTAD (HV-UTAD) e fornecemos este mapa do circuito rodoviário da universidade para ajudar à circulação. Sendo as teóricas dadas numa sala e as práticas no HV-UTAD e depois nos terrenos imediatamente abaixo, os participantes deverão fazer-se acompanhar de roupa e material confortável.

​

Recebe todas as atualizações sobre este evento!

bottom of page